quarta-feira, 11 de julho de 2012

A importância do Youtube na internet


Com o crescimento da web 2.0, muitas ferramentas novas começaram a fazer sucesso, Orkut, Fotolog, Myspace, Facebook e Wikipedia, só para citar alguns exemplos, mas nenhum sistema web 2.0 conseguiu se manter por tanto tempo, com tamanha força, como o Youtube, concorrência não faltou.
Hoje já são vários sites similares mas o Youtube continua firme e forte, bem diferente do fenômeno Orkut, que apesar de forte aqui no Brasil, perdeu seu impacto inicial. Na Argentina, por exemplo, o Myspace é o grande fenômeno em matéria de site de relacionamentos, mais forte que o Orkut.
Depois de tamanho sucesso do Youtube na internet, surgiram seus filhotes que ocupam o espaço mais hardcore desse mercado.
Mantenham as crianças longe deles, os filhotes do Youtube são capazes de fazer corar de vergonha até quem acha que já viu tudo em matéria de pornografia.

A força do site Youtube é tamanha que o maior canal de televisão do mundo, dedicado a música, pelo menos aqui no Brasil, abriu o bico, ou o sinal. Isso aconteceu porque, com a popularização dos videosclips no youtube, niguém mais precisava assistir o canal, resultado: A Sky, distribuidora do sinal da MTV, deixou de pagar os direitos, se uniu a Directv, outra distribuidora de sinais de tv paga, e a MTV não teve alternativa, abriu o sinal, passou a ser tv aberta.
Isso não resolvel o problema, então a MTV opptou por criar seu próprio site, o grande problema, aqui, é que , quem sai na frente, dificilmente pode ser alcançado, esta é a lei da internet. Bill Gates cometeu este erro ao não comprar a Google antes dela crescer, a Google cometeu o mesmo erro ao não comprar a Twiter antes. Antes disso a Google havia comprado tudo, inclusive a Youtube.
Só o tempo dirá se a MTentrará para a lista de fiascos famosos da internet, por outro lado, a Youtube, se fosse pagar idenização por todo conteúdo publicado sem licença, quebraria todas as economias do mundo juntas, só em idenizações, mas a Google tem poder, a Google pode, assim está tudo certo.
Olhem o caso da Daniela Cicarelli, com o Youtube no centro da polêmica, o namoradinho da gata era rico, segundo ela foi ele quem tirou o video do ar, depois que todos os maníacos de plantão já haviam baixado. Uma manifestação se formou em frente a MTV, olha ela de novo, opa, será que ela teve alguma coisa a ver com isso? – sim ou não, a própria emissora obrigou a modelo e apresentadora a se explicar em frente aos manifestantes: “Gente, eu não tive culpa, foi o meu namorado”.
Hoje, as principais instituições do mundo começaram a criar canais no site, evidentemente, não vai ser de graça, deixando uma péssima lição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário